Funcho e rebuçados de funcho: Benefícios para a saúde
O funcho (Foeniculum Vulgare) é uma planta originária do Mediterrâneo e é cultivado já há muitos anos por diversas pessoas em todo o mundo, inclusive em Portugal e na Ilha da Madeira.
O funcho traz inúmeros benefícios para a tua saúde e bem estar. Mais abaixo mencionamos quais são os benefícios do funcho.
Fonte: Bazar "O Velhinho"
Se tens estado atento ao nosso blog, sabes que no artigo "O que fazer em 1 dia na cidade do Funchal, na Madeira" mencionamos que foi devido à abundância de plantas de funcho na cidade do Funchal que surgiu o seu atual nome. É por isso que, na Ilha da Madeira, os rebuçados de funcho são tão conhecidos.
Para que serve o funcho e quais são os seus benefícios para a saúde?
O funcho é constituído na sua maioria por água (quase 90%), é muito rico em vitamina C, fibra, ferro, magnésio, potássio, cálcio e contém fito-estrogénio (o que auxilia no controlo de desequilíbrios hormonais e stress). Além do mais, esta planta possui componentes antiinflamatórias e antioxidantes.
A planta do funcho é utilizada em inúmeras áreas, como na perfumaria, na culinária ou como planta medicinal. O funcho tem inúmeras propriedades digestivas, nutricionais e terapêuticas, e ajuda a combater tosse, constipações, gripes, e cólicas em bebés e em adultos.
Além disso, ajuda também a combater a retenção de líquidos, o inchaço, os problemas de indigestão, as dores de estómago e os problemas respiratórios. Auxilia nas infeções urinárias, na diarreia, na má disposição (vómitos) e a emagrecer (pois reduz os níveis de apetite).
Outros benefícios aportados pelo funcho incluem o auxílio na redução dos níveis de colesterol, devido à elevada fonte de fibra, beneficiando assim a saúde do seu coração. A ingestão de alimentos ricos em potássio, como é o caso do funcho, ajuda também a reduzir a pressão arterial. Sabias que o funcho contém propriedades anti-cancerígenas?
Em que formas o funcho pode ser consumido?
O funcho pode ser consumido em inúmeras formas e feitios, dependendo do gosto de cada um. Pode ser consumido cru, em saladas, em sopas, em salteados, em chás ou em sumos. Apesar de ser baixo em calorias, é altamente nutritivo.
O chá de funcho traz muitos benefícios para a tua saúde, no entanto, evita o seu consumo excessivo. O consumo máximo do chá de funcho indicado é de duas chávenas por dia e durante uma semana, no máximo. Além disso, não é aconselhado durante o período de gestação.
O funcho pode também ser consumido através dos tão conhecidos rebuçados de funcho, doce bem típico madeirense. Estes rebuçados podem ser confecionados manualmente ou com a ajuda de máquinas que agilizam todo o processo.
Na loja online e física do Bazar "O Velhinho", encontrarás estes rebuçados de funcho e muitas outras variantes destes rebuçados igualmente deliciosos, como é o caso dos rebuçados de eucalipto, de maracujá, de banana, de limão ou de gengibre. Faz já a sua compra e usufrui dos benefícios do funcho e dos rebuçados de funcho em primeira mão! Uma excelente opção para combater a tosse.
Fonte: Bazar “O Velhinho”
Atenção: O consumo de funcho e/ou rebuçados de funcho deve ser feito de forma moderada e evitado por mulheres que sofrem de endometriose visto que o estrogénio desenvolve e acentua os sintomas desta doença. Antes de consumir elevadas quantidades desta planta medicinal, seja em suplementos, óleos essenciais ou de outras formas, consulta a tua equipa de saúde.
Gostarias de saber como são fabricados, quais os ingredientes e qual é o processo de confeção dos rebuçados de funcho? Deixa-nos a tua opinião nos comentários abaixo!
Também te poderá interessar: