10 Curiosidades sobre a ilha da Madeira

A Ilha da Madeira (Portugal), também conhecida como a Pérola do Atlântico, é um destino de sonho para muitos turistas e portugueses.

Há quem considere a ilha da Madeira o Hawaii do Atlântico, devido ao clima ameno existente durante todo o ano e às inúmeras atividades ao ar livre que existem para os amantes da natureza. Não é por acaso que a Ilha da Madeira já foi considerada "Melhor Destino Insular da Europa" (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019) e "Melhor Destino Insular do Mundo"(2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) durante vários anos consecutivos pelos World Travel Awards.

Se já tiveste a oportunidade de visitar e contemplar este pequeno grande paraíso português, sabes perfeitamente do que estamos a falar. Será que esta lista de 10 curiosidades sobre a Ilha da Madeira te farão querer revisitar a ilha e os seus magníficos 11 conselhos cheios de cultura e história? Esperemos que sim! E, se ainda não conhece a Pérola do Atlântico, esperemos que este artigo seja apenas a breve introdução de uma grande aventura.

Curiosidades sobre a Ilha da Madeira

Fonte: Pixabay

Sabias que podes decorar a sua casa com peças regionais sem sair de casa? Visite a loja online do Bazar "O velhinho" e maravilhe-se com o nosso catálogo. Desde ímanes a doces e doces típicos madeirenses, a escolha é ínfima e de grande qualidade.

1. O Pico Ruivo é pico mais alto da Ilha da Madeira

O pico mais alto da Ilha da Madeira é, inclusive, um dos mais altos de Portugal (3º mais alto, logo a seguir à Serra da Estrela, em Portugal Continental e à Ponta do Pico, nos Açores). O Pico Ruivo está situado a 1862 metros de altitude, na freguesia de Santana e é, sem dúvida alguma, paragem obrigatória para todos os amantes de caminhos pedestres, natureza e ar livre.

2. A Sé Catedral do Funchal foi considerada Monumento Nacional desde 1910

A Sé Catedral do Funchal é um dos símbolos mais importantes desta cidade e de toda a ilha devido ao seu grandioso valor histórico. Construída durante os finais do século XV e primeira metade do século XVI, esta catedral segue um estilo gótico e manuelino, sendo possível observar tais detalhes na porta principal (linhas góticas) e nas peças de talha dourada do século XVII.

Sabias que a cruz processional existente na Sé Catedral do Funchal foi oferecida por D. Manuel I e é considerada uma das obras-primas mais importantes de ourivesaria da época manuelina portuguesa?

3. A poncha é uma bebida tradicional da Madeira e é feita com o pau da poncha

A poncha regional é uma das mais tradicionais bebidas da ilha da Madeira e é extremamente popular entre os madeirenses, além de fazer as maravilhas dos turistas que passam pela ilha. A poncha original (poncha à pescador) teve origem na vila de Câmara de Lobos, mas rapidamente se espalhou por toda a ilha, dando origem a uma grande variedade de sabores, entre eles maracujá, laranja, hortelã, tangerina, tomate...

A grande maioria dos turistas que visita a loja física do Bazar “O Velhinho” não sabe para quer serve o pau da poncha, também conhecido como “caralhinho”. Este é um utensílio que desperta muito a curiosidade dos estrangeiros e tem muita procura. Por esse mesmo motivo, decidimos incluí-lo nesta lista de 10 curiosidades sobre a Ilha da Madeira.

Então, para que serve o pau da poncha?

Tal como o próprio nome diz, serve para preparar a poncha regional madeirense. É utilizado para esmagar e misturar todos os ingredientes que compõem os diversos tipos de poncha. Adquira já o seu pau da poncha e prepare uma deliciosa poncha regional em casa para os seus familiares e amigos.

4. A estrelícia é um dos principais símbolos da Ilha da Madeira.

A estrelícia é uma planta tropical originária da África do Sul, cujo nome científico é Strelitzia Reginae. Esta flor, se for cultivada sob luz solar intensa, pode chegar a medir metro e meio de altura.

A ilha da Madeira é um local propício para o nascimento e produção da Estrelícia porque tem uma temperatura média acima dos 10ºC e um clima húmido subtropical durante todo o ano.

Um facto curioso sobre as estrelícias é que estas só florescem a partir dos 3 anos de idade. Se calhar, é por esse motivo que o preço destas plantas em Portugal não é muito acessível. No entanto, as estrelícias são de fácil cultivo e não requerem muitos cuidados.

Já alguma vez tiveste a oportunidade de contemplar e cheirar o perfume destas elegantes plantas?

5. A Festa da Flor atrai milhares de turistas à Madeira todos os anos

A Madeira é um jardim..." e por isso continuamos a falar de flores. A Festa da Flor é uma homenagem às nossas flores. À primavera. À paz. À esperança.

Ocorre normalmente durante esta estação do ano, a finais do mês de abril, quando as flores estão no seu auge. A Festa da Flor consiste em enfeitar e perfumar toda a cidade do Funchal com inúmeras flores provenientes da Ilha da Madeira.

Os tapetes de flores, o Mercado das Flores, o Muro da Esperança (que se realiza há mais de 30 anos e onde o objetivo é que as crianças coloquem lá uma flor), os carros e desfiles alegóricos, onde participam crianças e adultos, tornam a cidade num verdadeiro conto de fadas.

Estás a pensar visitar a Ilha da Madeira mas não sabes em que altura do ano o fazer? Aconselhamos que te informes antecipadamente sobre as datas da Festa da Flor e marques a tua viagem durante esta incrível altura do ano.

6. A Fortaleza de São Lourenço está situada no Funchal

A Fortaleza de São Lourenço foi a primeira fortaleza da cidade do Funchal, entre 1529 e 1540. A cidade foi atacada e surgiu então a necessidade de construir uma fortaleza. No entanto, a sua construção não ficou completa e sucumbiu na segunda metade do século XVI, devido a ataques de piratas franceses (em 1566).

Atualmente, o Palácio de São Lourenço é um dos mais bem preservados dos séculos XVI e XVII. E, desde 1943 que este palácio é considerado monumento nacional público.

Visite a exposição da Fortaleza de São Lourenço e fique a conhecer a sua história em maior detalhe. É também possível visitar o Palácio Nacional, sendo necessário marcação prévia no gabinete do Ministro da República.

7. Um dos pratos mais típicos da Madeira é a espetada em pau de louro

A cultura e gastronomia madeirenses são muito peculiares. Entre os mais variados pratos típicos regionais que existem, destacamos a espetada em pau de louro. Esta é confecionada com carne de vaca tenra, folha de louro, alho e uma pitada de sal. A carne é colocada num pau de louro e posteriormente, assada.

Esta confeção é muito típica em arraiais e festividades regionais e é normalmente acompanhada com um copo de Vinho Madeira.

A espetada em pau de louro poderá também ser encontrada em outros países, no entanto, terá com certeza, outra denominação e outro modo de confeção.

8. O famoso cruzeiro Queen Mary II atracou no porto do Funchal na sua viagem inaugural

O primeiro porto oficial de escala da viagem inaugural do navio de cruzeiro britânico "Queen Mary II", o maior transatlântico do mundo, foi o do Funchal (janeiro de 2004).

Sabias que antes deste navio chegar ao porto do Funchal, recebeu 3 ameaças de bomba? É verdade. Na sede da companhia em Londres, foram recebidos 3 chamadas anónimas com ameaça de bomba a bordo do navio.

O navio de cruzeiro "Queen Mary II" foi batizado pela Rainha Isabel II de Inglaterra, em janeiro de 2004, e resultou de um investimento de 780 milhões de euros. Foi renovado em 2016 e atualmente atinge uma velocidade de 28 nós, tem uma capacidade para 2.691 pessoas, um comprimento de 345 metros, largura de 40 metros e um calado de 9,75 metros. Para mais informações sobre este navio de cruzeiro, consulta o site oficial da companhia Cunard.

9.Se pedires uma "chinesa" num café da Madeira, estarás a pedir... uma meia de leite

Esta é uma situação bastante caricata e que ocorre a muitos continentais que ficam "sem jeito" por não saberem como pedir uma meia de leite na Ilha da Madeira (e vice-versa, quando um madeirense vai a Portugal Continental).

"Chinesa" é uma terminologia madeirense equivalente à "meia de leite" que é, nada mais, nada menos que um café com leite servido numa xícara de chá/chávena (a expressão "xícara" caiu em desuso em Portugal a finais do século XIX). Existem muitas outras terminologias madeirenses para pedir vários tipos de café. Fique atento ao nosso blog para descobrir quais são!

10. A 23 de Dezembro comemora-se a... Noite do Mercado

Chegamos à última destas 10 curiosidades sobre Ilha da Madeira. Terminamos este artigo com uma data muito especial celebrada pela grande maioria dos madeirenses: 23 de dezembro, a Noite do Mercado.

Na Noite do Mercado, a cidade do Funchal enche-se de pessoas, de “barracas de comes e bebes” e de muita animação. Neste dia, muitos madeirenses aproveitam para fazer as últimas compras antes do dia de Natal, no Mercado dos Lavradores. As ruas circundantes ao Mercado dos Lavradores ficam fechadas ao trânsito e enchem-se de barracas para vender produtos frescos regionais, entre eles flores, frutas, legumes, doces... É, sem dúvida, uma altura onde o espírito natalício paira no ar.

Será que estas curiosidades sobre a Pérola do Atlântico despertaram o teu interesse em visitar ou revisitar a Ilha da Madeira? Se és fã da ilha tanto como nós, fica atento às novidades no nosso blog e no nosso site.

Também poderás gostar de:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos