Curiosidades sobre as tartarugas marinhas na Madeira
Sabias que 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas que existem em todo o mundo podem ser encontradas na Ilha da Madeira?
É mesmo verdade! No entanto, todas as espécies de tartarugas marinhas que existem ao redor do planeta Terra estão em perigo de extinção.
A espécie mais frequente e que existe com maior abundância na Ilha da Madeira é a Caretta careta, vulgarmente conhecida por tartaruga-comum ou tartaruga-boba. As restantes espécies que também podem ser encontradas nos mares do nosso arquipélago são:
- Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
- Tartaruga-verde (Chelonia mydas)
- Tartaruga-de-escamas (Eretmochelys imbricata)
- Tartaruga-de-Kemp (Lepidochelys kempii)
No entanto, as tartarugas marinhas raramente se aproximam da costa da Ilha da Madeira, sendo esta a principal razão pela qual a maioria da população desconhece a sua existência.
Só quem navega pelos nossos mares é que tem a sorte e o privilégio de as ver. Em dias de sol e quando o mar está calmo, as tartarugas marinhas na Ilha da Madeira podem ser observadas a partir das 2 milhas de distância da costa, onde flutuam à superfície da água do mar, com as suas carapaças ao sol. À exceção destas situações, é muito difícil observá-las, pois estes animais passam cerca de 90% do tempo debaixo de água.
Curiosidades sobre as tartarugas marinhas
As tartarugas marinhas começam o seu ciclo de vida em praias arenosas situadas em regiões tropicais. Logo depois de saírem dos seus ovos, tentam chegar até ao mar de forma rápida de forma a evitar predadores.
Sabias que existem tartarugas que podem atingir os 2 metros de comprimento e mais de 500 kg de peso? É verdade! A espécie de tartarugas que pode atingir estes comprimento e peso é a Dermochelys coriacea - Tartaruga-de-couro.
Tartaruga-de-couro © Pixlr
Esta é a única espécie de tartarugas marinhas que não tem unhas e que tem um bico em forma de "W". O facto mais curioso destas tartarugas é que conseguem mergulhar a mais de 1.000 metros de profundidade!
Como ajudar as tartarugas marinhas?
As tartarugas marinhas habitam no planeta Terra há mais de 100 milhões de anos mas infelizmente o número de espécies que existe nos dias de hoje é muito reduzido por diversos fatores, entre os quais destacamos a poluição do oceano. Esta é a principal causa de morte nas tartarugas marinhas na Região Autónoma da Madeira.
Existem várias maneiras de ajudar as tartarugas marinhas, como por exemplo:
- Colocar o lixo no balde do lixo;
- Reciclar;
- Usar garrafas reutilizáveis;
- Evita usar sacos de plástico e opta por sacos recicláveis.
Caso encontres alguma tartaruga marinha morta ou ferida na Ilha da Madeira, entra em contacto com o Projeto de Tartarugas Marinhas através dos contactos: 964011124 ou 291700360.
Fonte: "Tartarugas Marinhas na Madeira", Carla Freitas e Thomas Dellinger
Também poderás gostar de: